Glaucoma-um-mal-silencioso

Glaucoma

O Glaucoma pode ser definido como uma lesão do nervo óptico, de caráter progressivo, com perda de campo visual e risco de cegueira, caso não diagnosticado e tratado a tempo. Há direta relação com a pressão intraocular (PIO), sendo que a maioria dos portadores de glaucoma apresenta PIO elevada.

Normalmente, o humor aquoso, líquido existente no segmento anterior do olho, circula constantemente para nutrir córnea, cristalino e malha trabecular. No caso do glaucoma, há uma menor drenagem do humor aquoso na região do trabeculado, levando a um aumento da PIO.

Hospital-de-Olhos-Quais-os-tipos-de-glaucoma-1

É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas. O glaucoma de ângulo aberto (grande maioria dos casos), geralmente evolui lentamente, sem que o paciente perceba. Já o glaucoma de ângulo estreito ocasionalmente pode apresentar sintomas, como fisgada no olho, associada a olho vermelho, borramento temporário da visão e percepção de halos coloridos ao redor de luzes. O diagnóstico precoce só é feito em exame oftalmológico preventivo.

O dano causado pelo glaucoma pode se transformar em cegueira irreversível. É por isso que a prevenção ainda é o melhor remédio: quando você diagnostica a doença precocemente, há menor o grau de lesão do nervo e maior chance de controle do glaucoma.

Exames

Exame clínico da malha trabecular (ângulo) com auxílio de lentes espelhadas, fundamental nos casos de catarata e glaucoma, principalmente o de ângulo fechado. Para executar o procedimento, não há necessidade de dilatação pupilar. É instilado um colírio anestésico e aplicado um gel para auxiliar o contato de uma lente especial (de três espelhos) que apoiada sobre a córnea possibilita a análise do ângulo da câmara anterior do globo ocular.

Realiza a medição da pressão intraocular, principalmente em pacientes com glaucoma ou suspeita desta doença. Pode ser feito com auxílio de aparelhos com sistema de aplanação ou de sopro. No primeiro caso, o tonômetro é aproximado até encostar no olho (anestesiado com colírio) e a tensão do aparelho é regulada para efetuar as medições. No segundo método, sem contato, a medição é realizada com ajuda de um sopro de ar.

O exame permite observar, através de fotografias, se existem alterações no disco óptico ou papila. Através de fotografias é possível estudar forma, contornos, relevo, tamanho, coloração e escavação do disco óptico.

O exame é realizado com frequência em pacientes com hipertensão ocular, glaucoma, edema de papila, papiledema, neurite óptica, pseudopapiledema ou tumores da cabeça do nervo óptico.

Exame que avalia, com alta precisão, falhas no campo de visão central e periférica do paciente, detectando áreas sem visão (escotomas) que podem ser ocasionadas por diversas patologias. Procedimento indispensável para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com glaucoma. O exame é feito com o paciente olhando para um ponto fixo enquanto aperta uma campainha para sinalizar que tem percepções de pontos luminosos, que aparecem esporadicamente dentro de uma cúpula.

O oftalmologista avalia clinicamente no consultório e poderá reconhecer o estado do nervo óptico (se há dano causado pelo glaucoma ou não).

Exame não invasivo, de alta tecnologia, que permite diagnosticar com alta precisão doenças de retina, vítreo e nervo óptico. Com ele é possível obter medidas bem precisas da espessura da retina, além de diagnosticar doenças que não são visíveis no exame de mapeamento de retina, como doenças degenerativas da mácula em fase muito inicial.

Auxilia também na avaliação da escavação do nervo óptico em casos de glaucoma. É uma excelente alternativa para pacientes que não podem se submeter a exames realizados com uso de contraste endovenoso.

Exame que mede a espessura corneana. Importante aliado na avaliação de cirurgia refrativa (para deixar de usar óculos ou lentes de contato) e para diagnóstico de ceratocone e outras várias doenças que alteram a espessura corneana, como glaucoma ou edema de córnea. Valores normais entre 530 micrometros e 550 micrometros. Se a córnea for mais fina do que o normal, a medida da PIO estará hipoestimada e vice-versa.

Especialistas

Dúvidas? Chama a gente.
Por favor aceite nossa política de privacidade antes de iniciarmos a conversa.